Olá a todos! Finalmente tenho a oportunidade de escrever aquilo que eu imaginei que fosse uma espécie de diário da minha estadia aqui em Horsens, na Dinamarca. Infelizmente, este blog só foi inaugurado hoje por razões que irei descrever mais à frente. Vou tentar actualizar este espaço sempre que possível, semanalmente, espero.
Mais um blog? Para quê? Para aqueles que não sabem, eu estou a estudar na Dinamarca, numa pequena cidade chamada Horsens, através do programa ERASMUS. Vou estar cá durante um semestre e, mesmo só estando cá há duas semanas, já vai dando vontade de ficar ainda mais tempo! Está a ser uma óptima experiência e só posso aconselhar todos a virem também estudar para um país estrangeiro se tiverem oportunidade!
Neste primeiro post vou tentar fazer um resumo do que se passou durante estas 2 semanas, tentando incluir algumas imagens de modo a que não adormeçam passados alguns segundos de leitura :) Aquilo que escrevo não é, obviamente, TUDO o que se passa por aqui! Não só porque não faria outra coisa senão andar aqui metido a escrever para o blog mas porque também não é suposto saberem sobre tudo o que se passa por cá :)
Por hoje é tudo!
Beijinhos e abraços!
Dani
A VIAGEM
Em dinamarquês existe uma expressão que retrata estes dias. Aqueles dias em que (quase) tudo corre mal. Não me lembro da expressão, mas lembro-me bem do dia. Saí do aeroporto de Lisboa por volta das 11h do dia 25 de Agosto rumo a Copenhaga, na companhia de duas simpáticas raparigas da minha faculdade. Chegámos a Copenhaga por volta das 14h e conhecemos um rapaz e duas raparigas no aeroporto que iam para Aarhus (a 30 min. de Horsens). Despedimo-nos da Eugénia (que foi fazer ERASMUS para Lyngby) na estação de comboios do aeroporto.
O primeiro momento de sorte aconteceu quando reparei que o puxador da minha mala estava partido, o que me ia obrigar a carregar a mala nos braços todo o dia. 22kg. Nada confortável.
Uma vez em Copenhaga, teríamos que apanhar o comboio para Horsens, uma viagem que demora cerca de 3h30. Passados 10 minutos de viagem e enquanto estávamos parados na estação principal de Copenhaga, reparei que o meu portátil tinha desaparecido. Segundo momento de sorte. Incrível como é possível uma coisa que está mesmo ao nosso lado desaparecer de um momento para o outro, ainda por cima com o comboio praticamente vazio. Adiante...
O resto da viagem foi passado a correr o comboio de um lado ao outro a ver se o portátil aparecia não fosse alguém "o ter tirado por engano". Não bastasse isso, o comboio encheu e como nós não tínhamos lugares marcados (simplesmente pedimos um bilhete para Horsens) passámos a viagem toda a mudar de lugar ou de pé nos corredores do comboio (com as nossas pequenas malas atrás).
Chegados a Horsens conhecemos uma data de espanhóis (a "Spanish Team", explico mais à frente) e também dois franceses, tendo a bagagem de um deles ficado perdida algures no aeroporto de Londres (pelos vistos não sou só eu...). Depois da simpática Marianne do Student Service nos ter entregue as chaves dos nossos quartos, chegámos à residência e conhecemos logo uma data de estudantes, com quem fomos sair à noite.
A RESIDÊNCIA
Existem algumas residências (13, acho) pertencentes à universidade onde vivem estudantes de várias nacionalidades, sexos (apenas 2, não vários, que eu tenha conhecimento) e cursos. A minha residência fica a cerca de 20 minutos a pé da universidade e está a ser estreada por nós este ano. É o edifício onde era a antiga faculdade, que foi restaurado e transformado numa residência universitária. Embora seja um pouco longe da faculdade (estamos à espera que a faculdade disponibilize as bicicletas) e ainda não esteja acabada (algumas paredes por pintar, falta máquina de lavar, sala de convívio, etc.), é bastante confortável (e cara, cerca de 350eur) e tem condições que outras residências não têm. Cada estudante tem o seu quarto individual e divide a cozinha e WC com outros 2 estudantes. Toda a gente é super simpática e é bastante fácil conviver com o resto do pessoal. É muito raro não ter nada para fazer porque está sempre alguém por perto e há sempre alguém a fazer algo nos quartos (festas, tocar música, conversar, sexo em grupo, etc.) (esta última era a brincar! pelo menos até à data). No meu piso estão meninas e meninos de vários países (Hungria, França, Alemanha, Espanha, Letónia, Portugal) e nos restantes pisos mais uma data de estudantes de outros países (ao todo são cerca de 40). Toda a gente se conhece e toda a gente se junta para o que quer que seja! É "preciso ber" também a quantidade abusada de espanhóis e franceses que há aqui!! Andam sempre juntos uns com os outros, daí a gente chamar-lhes Spanish e French Team, respectivamente.
À custa de tantas nacionalidades já toda a gente sabe brindar em pelo menos 5 línguas diferentes.
A CIDADE
Horsens é uma cidade bastante sossegada onde toda a gente é simpática e fala inglês (toda a gente mesmo!) . É uma cidade pequena mas bastante evoluída, como as restantes cidades dinamarquesas. A única falha é não ter mesmo um McDonaldszito. Em cada rua existe 1 pizzaria/kebab. Existem 2 hipermercados bastante perto e mais alguns supermercados.
No dia anterior à nossa chegada veio cá tocar a Madonna pela primeira vez na Dinamarca e a cidade esteve caótica. Infelizmente ou talvez não, aconselharam-nos a vir apenas no dia seguinte ao concerto, para evitar males (ainda) maiores nas nossas chegadas. No dia 3 vieram cá os Rolling Stones e tivemos a oportunidade de os ver de graça (ao longe). Ninguém percebe muito bem como é que uma cidade tão pequena como Horsens acolhe frequentemente grandes nomes da música como estes! Muito menos os de Copenhaga.
Nos dois primeiros dias realizou-se um festival medieval na cidade, bastante popular na Dinamarca pelo que me disseram. As ruas estavam constantemente cheias e parecia realmente uma cidade da idade média, com uma grande variedade de barracas onde se podia comer e beber cerveja daquela boa, tipo caseira (com direito a 1 toque mágico por mais 80cent). Durante o dia havia desfiles, lutas entre cavaleiros, etc.
A UNIVERSIDADE
Chama-se Vitus Bering e tem novas instalações, muito boas por sinal. Tem muitas zonas verdes, com mesas de madeira na relva, um pequeno campo de futebol relvado e 1 (de vários) pequeno pavilhão exterior onde se realizam festas todas as semanas. O ambiente é muito bom, não só dos estudantes (que são em grande parte internacionais) mas também dos professores (que gostam de ser chamados pelo primeiro nome) e funcionários em geral. E, claro, há muitas mais meninas que na FEUP (a minha faculdade, para quem não sabe), e quase todas com excelentes atributos.
Na disciplina Intercultural Communication os alunos interagem uns com os outros e fica-se a conhecer muitas coisas sobre os outros países (uma rapariga ensinou-me lituano! e eu português a ela). Esta semana temos de ter uma ideia para o projecto que vamos realizar. O ideal é trabalhar com pessoas de diferentes cursos, por isso já me juntei a 2 raparigas de Marketing & Economia, 1 italiana e 1 húngara.
Todos os estudantes têm um cartão magnético identificativo que serve para entrar em qualquer lado na universidade e a qualquer hora. Access granted!
Está a ser organizado um curso de línguas apenas para alunos, onde cada um ensina a sua língua aos restantes. Esperar para ver!
Já me inscrevi na equipa de futebol e é fantástico como existem tantos campos relvados no meio de zonas verdes gigantes! O sítio onde treinamos tem 5 campos de futebol relvados seguidos e em 3 deles estavam a treinar equipas femininas (tantas meninas com os seus cabelos loirinhos a saltar) :) Quarta e domingo temos jogo! VITUS VIKINGS!!!
A NOITE
Há sempre algo para fazer à noite: festas e mais festas. Não todos os dias porque há quem tenha aulas cedo, mas quase sempre há algo a acontecer. As festas entre o pessoal de ERASMUS são as mais frequentes e realizam-se em diversos sítios (com bebidas a preços muito acessíveis). Todos os dias se conhecem pessoas novas dos mais diversos países (sim, de vez em quando lá aparecem alguns franceses e espanhóis, lá tem de ser), parece que chega gente diferente todos os dias!
Este fim de semana fomos a Aarhus, a segunda maior cidade da Dinamarca e aquela que tem mais estudantes pelo que sei. É impressionante a quantidade de meninas loiras que se juntam nos pubs! É um prazer para a vista (e não só, dirão muitos de vocês!), de facto :D Os preços também são engraçados: 6eur por uma cerveja e 8eur por uma long drink!
FRESHMAN TRIP
Na primeira semana realizou-se 1 viagem para uma ilha onde se reuniram todos os caloiros da universidade (dinamarqueses incluídos). Dois dias de pura festa! É incrível a quantidade de cerveja que os dinamarqueses bebem! Vi várias raparigas a começaram a beber cerveja ao pequeno almoço!! Ewww!! Houve um casamento (gay) encenado onde eu era o pai de um dos noivos! Também tive direito a uma mulher italiana! Houve ainda gente nua a tomar banho na mini praia, interessante. E mais, muito mais!
COMIDAS E AFINS
Os dinamarqueses almoçam às 12h e jantam às 19h. Uma água é tão ou mais cara que uma cerveja (1,5eur) e, sim, há água da marca Carlsberg! Algumas comidas são meio esquisitas. Um McMenu custa cerca de 6,5eur no McDonalds.
AS DINAMARQUESAS (FINALMENTE!)
Sim, são todas loiras e não são altas. Há excepções, claro! E bonitas, muito bonitas! Venham cá e vejam :)
Links:
Vitus Bering
Vitus VikingsY’all everybody! Finally I have the chance to write what I imagined would be some kind of a diary about my staying here at Horsens, Denmark. Unfortunately, this blog has only been started today due to reasons I’ll explain ahead. I’ll try to update this space as often as possible, weekly, I hope.
Another blog? What for? For those who don’t know, I’m studying in Denmark, in a small city called Horsens, under the ERASMUS programme. I’ll be staying here for a semester and, even though I just arrived two weeks ago, I already got the feeling that I want to stay here more time! It’s being a great experience and I suggest you all guys to come and study in a foreign country if you have the chance to!
At this first post I’ll try to resume what happened during these 2 weeks, trying to include some images so that no one falls asleep after some seconds of reading :) What I write here is not, obviously, EVERYTHING that happens around here! Not just because I wouldn’t do anything else besides being here writing for you but also because you are not supposed to know about everything that’s going on here :)
That’s it for today folks!
Kisses and hugs!
Dani
THE TRIP
In Danish there’s a phrase that pictures days like these. Those days when (almost) everything goes wrong. I can’t remember the phrase but I definitely remember the day. I left the airport at Lisbon around 11pm on the 25th of August towards Copenhagen, accompanied by two nice girls from my faculty. We arrived at Copenhagen around 14pm and we met a boy and two girls at the airport that were going to Aarhus (30min. from Horsens). We said goodbye to Eugénia (who’s now doing ERASMUS at Lyngby) at the airport’s train station.
The first lucky moment happened when I noticed my suitcase’s puller was broken, which meant that I would have to carry the suitcase on my arms during the whole day. Not comfortable.
Once in Copenhagen we would have to catch the train to Horsens, a trip that takes 3h30. 10 minutes after and while we were stopped at Copenhagen’s main station, I noticed my laptop was gone. The second lucky moment. It’s incredible how a thing that’s just placed by your side can disappear in seconds (and the train was almost empty). Proceed…
The rest of the journey can be described as a guy running from the front to the back (and vice-versa) of the train looking for his laptop (maybe someone could have taken it “by mistake”). Besides that the train got full and since we didn’t have reserved seats (we just asked for a ticket to Horsens) we spent the whole trip changing seats or standing up at the corridor (carrying our small luggage).
When we got to Horsens we met many Spanish guys (“the Spanish Team”, I’ll explain later) and two French. One of them lost his baggage somewhere around the London’s airport (it seems it’s not just me…). After the friendly Marianne from the Student Service delivered us our keys, we arrived at the residence and met lots of students, with whom we went partying for the night.
THE RESIDENCE
There are some residences (13, I think) that belong to the university where students from many nationalities, sex (just 2 I think) and courses live in. Mine is 20 minutes by walking away from the university and it’s brand new. The building was the old university and it was restored and transformed into a university residence. Although it’s a little bit far from the school (we are waiting for the university to give us the bikes) and it’s not finished yet (some walls need to be painted, no washing machine yet, common living room, etc.) it’s very comfortable (and expensive, about 350eur) and it provides conditions other residences don’t. Each student has its own individual room and shares the kitchen and WC with two other students. Everyone is very nice and it’s pretty easy to live with the rest of the guys. It’s rare not having something to do because there’s always someone around and stuff happening at the rooms (parties, music, chatting, group sex, etc.) (the last one was a joke! at least for now). Boys and girls from different nationalities (Hungary, France, Germany, Spain, Latvia, Portugal) are living at my floor and many more at the other floors (we are about 40 in this residence). Everyone knows each other and everyone gets together for everything! There are a lot of Spanish and French students here! They always hang together, so we call them the Spanish and the French Team, respectively.
Due to all these nationalities everyone knows how to make a toast in at least 5 different languages.
THE CITY
Horsens is a very quiet city where everyone is nice and talks English (everyone indeed!). It’s a small but rich city just like the other Danish cities. The only thing it lacks is not having a McDonalds. At every street there’s a pizzeria/kebab. There are 2 hypermarkets very close and some more supermarkets around.
Madonna played in Horsens for the first time in Denmark the day before our arrival and the city was chaotic. Unfortunately or maybe not, we were told to come the day after the show to avoid (even more) uncomfortable situations during our arrivals. Rolling Stones also played here on September the 3rd and we saw them for free (far from the stage). No one really understands how a small city like Horsens receives big music names like these!
During the first two days there was a medieval festival here, very popular in Denmark as far as I know. The streets were crowded and it really looked like a medieval city with lots of stands where you could buy traditional beer. During the day you could see parades, knight fights, etc.
THE UNIVERSITY
It’s called Vitus Bering and it’s provided with new facilities, very good ones actually. There are many green spaces, with wood tables on the grass, a small football grass field and one (of many) pavilions where there are parties every week. The environment is really good, not only the students (I think 25% are international students) but also the teachers (who like to be called by their first names) and employees in general. And, of course, there many more girls here than in my home faculty, all of them very pretty too!
At the subject Intercultural Communication the students interact with each other and you get to know lots of interesting stuff from other countries (a girl taught me Lithuanian! And I taught her some Portuguese). This week we should have an idea for our project. It’s recommended to work with students from other courses, so, for now, I joined 2 girls of Marketing & Business, an Italian girl and a Hungarian girl.
All the students have a magnetic card that allows us to enter the university building anytime. Access granted!
An exchange language course for students is being organized, where each of us teaches our language to the others.
I joined the football team and it’s amazing how there are many grass fields here. The place where we practice has 5 fields and in 3 of them there were feminine teams practicing (so many blonde girls running :)) We play for the league Wednesday and Sunday! VITUS VIKINGS!!!
THE NIGHT
There’s always something to do at night: parties and parties. Not everyday because we have classes early in the morning, but there’s almost always something happening. The ERASMUS parties are frequent and take place in different places (with cheap drinks) and every day you meet someone new from a new country (yeah, you meet lots of Spanish and French!).
We went to Aarhus this weekend, the second largest city in Denmark and the one with more students as far as I know. The amount of blonde girls that get gathered in a pub is really impressive! It’s a pleasure for the eyes (and not just for the eyes, some of you might say!), indeed :D The prices are interesting as well: 6eur for a beer and 8eur for a long drink!
FRESHMAN TRIP
During the first week there was a trip to an island where all the freshmen gathered (Danish included). Two days of pure partying! The amount of beer the Danish drink is quite impressive as well! I saw girls drinking beer during breakfast! There was also a (gay) wedding act where I was the groom’s father. I was also given an Italian wife! Some guys (and girl) went to the sea naked as well. And more, much more!
FOOD AND OTHER STUFF
The Danes have lunch at 12h and have dinner at 19h. A bottle of water is as or even more expensive than a beer (1,5eur) and, yes, there’s water from Carlsberg! Some foods are exquisite. A McMenu costs about 6,5eur at McDonalds.
THE DANISH GIRLS (FINALLY!)
Yup, they are all blonde and not very tall. There are exceptions, of course! And pretty, very pretty! Come here and check it for yourselves :)